Orientação Profissional

Essas perguntas frequentemente permeiam a vida dos indivíduos em diferentes fases do desenvolvimento humano. Muitas vezes temos respostas, outras vezes não e, algumas vezes, respondemos o que os outros desejam ouvir, talvez por receio de dizer o que gostaríamos. Frente à imensidão de possibilidades profissionais e cursos ofertados, torna-se cada vez mais difícil escolher qual caminho a seguir. Para facilitar o momento de (re) escolha da profissão, o processo de Orientação Profissional (OP) surge como uma estratégia complementar.A OP geralmente é conhecida como “teste vocacional” ou “orientação vocacional”, contudo, o trabalho desenvolvido não é somente aplicação de um ou mais testes psicológicos. A OP propicia um espaço de reflexão e amadurecimento em relação à (re) escolha da profissão e, para isso, são desenvolvidas atividades que incentivam o autoconhecimento e conhecimento do mundo do trabalho, por meio da informação profissional.

O principal objetivo do trabalho é desenvolver segurança em relação à (re) escolha da carreira.

Em média, o processo é composto por doze horas, sendo doze sessões de uma hora ou seis de duas horas.

Público alvo: Estudantes do ensino fundamental, estudantes do ensino médio, vestibulandos, graduandos, recém formados, profissionais, aposentados, ou seja, qualquer pessoa que esteja com dúvidas referentes à vida profissional.

 

  • OP INDIVIDUAL: A Orientação Profissional Individual é desenvolvida no ICOP. A sessão dá-se uma vez por semana com a duração de uma ou duas horas.
  • OP EM GRUPO: A Orientação Profissional em grupo pode ser realizada no ICOP ou em escolas, Instituições de Ensino Superior (IES), empresas, entre outras organizações. Nessa modalidade a sessão é desenvolvida uma vez por semana, com duração de duas ou três horas, e o grupo deve ser composto, no mínimo, por seis participantes.
  • OP EM ESCOLAS: A Orientação Profissional em escolas pode ser feita com pequenos grupos compostos por seis participantes ou até mesmo em sala de aula, como uma disciplina. Ela torna-se uma ferramenta fundamental para auxiliar os estudantes no momento da decisão de carreira, na identificação de estratégias de enfrentamento do estresse e na elaboração do plano de estudo.
  • OP EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): A Orientação Profissional em Instituições de Ensino Superior pode ser desenvolvida para auxiliar os universitários na inserção no mercado de trabalho, por meio de orientação na elaboração de currículo, entrevistas e dinâmica de grupos, além disso, para planejamento de carreira antes e após a conclusão do curso e, ainda, para orientar aqueles que apresentam dúvidas em relação à escolha atual.
  • OP EM EMPRESAS: A Orientação Profissional desenvolvida em empresas costuma ser conhecida como planejamento de carreira. O programa pode ser desenvolvido individualmente ou em grupos. É possível realizar o processo com profissionais em diferentes etapas da carreira: jovem aprendiz, estagiário, trainee e aposentados.
  • OP PAIS: A experiência com atendimento diferenciado a estudantes e seus responsáveis conquistou o reconhecimento das “famílias vestibulandas” e incentivou a profissional a se especializar na área. A dissertação “Práticas parentais percebidas, estresse e maturidade para escolha profissional de vestibulandos”, apresentada para a obtenção do mestrado em Educação da UFPR, qualificou Rafaela de Faria para orientar os pais ou responsáveis que apresentam dúvidas sobre como auxiliar os filhos vestibulandos nesta etapa tão importante da vida.
  • OP INTENSIVO: O processo de Orientação Profissional Intensivo é desenvolvido com pessoas ou grupos que apresentam necessidade de participar do programa, contudo, a carga horária tradicional dificulta o desenvolvimento do trabalho. Em cada caso, são analisadas as especificidades e elaborado um plano de ação que seja adequado para cada realidade. Costuma-se reduzir o número de sessões e intensificar a carga horária por encontro.

 

Nossos serviços:

+ Orientação Profissional

+ Coaching

+ Palestras e treinamentos

+ Preparação psicológica para provas, vestibulares e concursos

+ Programa para controle do estresse e ansiedade

+ Plano de estudo

+ Cursos e grupos de estudo

+ Plantão psicológico pré vestibular

+ Vestiba Day