Mural

Fui cliente de orientação profissional da Rafa quando estava no ensino médio. Atualmente estou formada na área escolhida, mas passando por um período bastante delicado. As dúvidas sobre o que eu realmente queria para minha vida pessoal e profissional estavam cada vez maiores e a confusão mental não me deixava ver e muito menos dar o próximo passo. Durante o processo de coaching, com todas as atividades desenvolvidas fui adquirindo mais confiança nas minhas habilidades e aprendendo principalmente a trabalhar minhas dificuldades, de modo que hoje ao fim do processo eu pudesse ter clareza de como lidar com meus momentos de incertezas bem como as escolhas dos próximos caminhos que eu quero seguir! Gratidão por todo esse trabalho lindo em que pudemos crescer e evoluir juntas, foi fundamental para essa fase impar que estou vivendo! Obrigada Rafa!

A. L. C.

Iniciei a Orientação Profissional com a Barbara totalmente perdida, sem rumo, sem saber qual caminho seguir… porém conforme as sessões iam passando comecei a reconhecer um perfil dentro de mim. 

A orientação me ajudou principalmente a ter disciplina para buscar mais informações sobre profissões, que era uma coisa que eu tinha muita dificuldade. Eu não estava conseguindo focar nesta busca, mas através  das tarefas realizadas em casa esse processo foi mudando e acabei descobrindo uma profissão que além de retorno financeiro vai me fazer feliz

A. C. S. B.

Quando cheguei ao ICOP faltava autoconhecimento. Eu não sabia minhas características, meu perfil, meus pontos fortes e pontos fracos. Essa situação me deixava excessivamente pessimista e inseguro para inserção no mercado de trabalho, assim eu não tinha qualquer confiança para buscar um espaço profissional. Agora me sinto mais confiante, consigo aceitar melhor as diferenças no âmbito profissional e principalmente ter clareza do que quero para carreira. Ter clareza sobre mim trouxe clareza sobre o que quero na vida pessoal e profissional. Muito obrigado Rafaela!

I. F.

Prezada Rafaela, gostaria de agradecê-la pelo carinho e atenção com meu filho. Sinto que o processo foi de grande valia para ele e um fio condutor para que eu possa ajudá-lo. Gostaria de ressaltar a eficácia de todo processo aja vista que as suas conclusões finais sintetizam a meu ver o perfil psicológico do meu filho e consequentemente suas qualidades e dificuldades. Obrigado por tudo!

P. M. T.

Eu conheci o ICOP por meio de colegas de trabalho que trouxeram os filhos e finalizaram o trabalho extremamente satisfeitos com os resultados e profissionalismo da Rafaela. Sou mãe de um adolescente com 16 anos preste a ingressar na universidade e completamente perdido sobre qual curso escolher. Cheguei ao ICOP desesperada, pois meu filho não tinha ideia sobre o curso, tampouco como realizar essa escolha. Viemos para primeira sessão para conhecer os objetivos do trabalho e a Rafaela, saímos dali com todas as sessões agendadas, pois meu filho adorou a forma de trabalho e atividades. Durante o trabalho foi visível a mudança e amadurecimento dele, o envolvimento com as tarefas e o animo para realizar as visitas nos lugares das profissões preferidas por ele. Hoje encerramos o trabalho, meu filho tem uma escolha e esta animadíssimo para iniciar a faculdade em 2018. Eu considerei o trabalho excelente e sigo mais tranquila.

M. A. S.

Minha mãe me trouxe para o atendimento com a Rafaela por que seu professor de faculdade recomendou o acompanhamento. Cheguei sem entender a necessidade, uma vez que minha escolha já estava feita. Ao entender os objetivos da Orientação Profissional e conhecer a Rafa, achei importante fazer o trabalho, pois fortaleceria minha escolha, aprenderia sobre as áreas da Medicina e me ajudaria com autoconhecimento. Foi muito mais divertido e gostoso do que imaginava. Com certeza marcou minha vida de forma muito positiva!

M. G.

Eu fui cliente da Rafa quando estava no ensino médio e a conheci pelo programa de orientação profissional oferecido no meu colégio. Atualmente estou formada na área da escolha inicial e fui promovida a gerente no segmento que atuo. Com o novo cargo vieram novos desafios, retornei para o ICOP agora com foco no coaching profissional. Mais uma vez concluo o trabalho muito satisfeita e encarando a vida de forma mais realista e segura.

B. F.

Quando cheguei ao ICOP eu estava completamente perdido sobre qual área seguir. Desmotivado com tudo e não tinha noção das possibilidades de cursos e profissões. Com o passar do tempo, em cada sessão com a Rafaela, eu me conhecia melhor em todos os aspectos. Ganhei motivação por que fui entendendo qual área devo seguir e comecei a encarar os estudos com mais seriedade, pois começou a fazer sentido a importância dessa etapa para alcançar meus objetivos no futuro.

A. C. J.

Eu, antes de tudo, queria te agradecer, Barbara.

Você antes de tudo me ajudou a perceber que eu primeiro preciso saber quem eu sou para depois descobrir o que eu quero ser, você me ensinou a acreditar em mim e nas minhas escolhas e opiniões.

Acho que sem todo esse processo eu acabaria escolhendo algo que eu nem mesmo gosto e acabaria sei lá como. Então OBRIGADA, você fez mais do que eu esperava e me ajudou mais do que eu achava que precisava.

N. L. V.

Quando decidi começar o processo de orientação vocacional, não estava nem um pouco confiante de que aquilo fosse me fazer perceber melhor o que eu deveria fazer. Com o tempo, os testes e as tarefas que fiz nas sessões com a Barbara, fui percebendo coisas sobre mim e sobre meu futuro que nunca havia parado para pensar e meus pensamentos começaram a ficar mais claros sem eu perceber conscientemente.

O principal que eu percebi, porém, é que eu não tenho certeza do que vou fazer, mas isso não é problema. Certeza absoluta, ninguém tem – sempre vão existir dúvidas.  É normal ficar indeciso, desde que o panorama geral seja algo positivo e as indecisões ou as consequências e decisões não sejam um peso. E é por isso que hoje, mesmo não tendo certeza do que vai acontecer, eu sei que tomei a decisão certa.

R. K. M.